top of page
people-g929061a52_1920_edited_edited.jpg

Tratamentos

A fisioterapia ortopédica é importante para a prevenção e tratamento de lesões agudas ou crônicas dos tecidos muscular, articular e tendíneos. 

O tratamento tem por objetivo reduzir quadro de dores e inflamações e possibilitando o retorno da  funcionalidade  do paciente. 

Tratamento da Coluna

A coluna vertebral é o eixo do nosso corpo  composto por vertebras, discos intervertebrais, músculos e ligamentos. É capaz de possibilitar firmeza e flexibilidade ao corpo através de seus movimentos.

As queixas de dores na coluna, podem ser resultado de má postura, traumas, condições hereditárias ou alterações na região.  Dentre as principais doenças da coluna vertebral, estão:

Desvios da Coluna (Escoliose, Lordose e Cifose); Cervicalgia; Ciátalgia;Lombalgia. Espondilolistese e Hérnia de Disco.

WhatsApp Image 2022-10-26 at 08.57.29.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-26 at 08.57_edited.jpg

Tratamento do Quadril

O quadril é a articulação formada pela cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo, as patologias do quadril podem estar associadas a traumas assim como patologias desenvolvidas por repetição e desgastes como:

- Artrose do Quadril; Bursite Trocantérica;

Impacto Femoroacetabular; Lesão do Lábrum;

Luxação do Quadril; Pubalgia; Síndrome do Piriforme; Tendinite do Quadril.

Tratamento dos Joelhos, Tornozelos e Pés

O joelho é composto por: ossos, meniscos, ligamentos e músculos.

As dores no joelho podem estar diretamente ligadas a fraqueza muscular e traumas diretos ou por desgaste (muitas vezes causados durante a prática de exercícios físicos e esportes). Dentre as principais doenças do joelho, estão:

- Artrose; Lesão Meniscal; Lesões ligamentares (LCA, LCP e LCM); Síndrome do trato Iliotibial; Tendinite Patelar.

​

Tornozelo e pé, apesar de serem responsáveis pela sustentação do corpo e locomoção, costumam não ter os cuidados corretos. É provável que eles só chamem a atenção quando há algo de errado, seja na aparência ou por apresentarem dor e desconforto.

 Algumas doenças são sérias e podem afetar até mesmo a mobilidade.

- Fascite Plantar; Esporão do Calcâneo; Tendinite do tendão Tibial posterior; Joanete.

20220310_161008.jpg

Patologias dos Ombros e Coluna

LOMBALGIA

A lombalgia é uma condição caracterizada por dor na região lombar, ou seja, na parte inferior das costas. Pode ser causada por diversos fatores, como má postura, lesões diretas, hérnia de disco, tensão muscular, entre outros. A fisioterapia é um tratamento capaz de promover o alivio da dor, exercícios de fortalecimento e flexibilidade assim como orientações quanto a hábitos de vida e medidas para prevenir novos episódios. 

DOR NO OMBRO

A dor no ombro pode ser causada por diversas condições, como tendinite, bursite, lesões nos tendões ou músculos, desgaste na articulação, entre outros. 

OMBRO CONGELADO

O ombro congelado, também conhecido como capsulite adesiva, é uma condição em que há rigidez e dor intensa no ombro, limitando o movimento. Geralmente ocorre devido à inflamação e espessamento da cápsula articular. Embora a patologia tenha um curso proprio, a fisioterapia é um recurso rico para trazer melhora da  mobilidade da articulação e retorno da força e flexibilidade dos tecidos da região do ombro.

É mais comum no sexo feminino e normalmente acomete pessoas entre 40 e 70 anos de idade.

CERVICOBRAQUIALGIA

A cervicobraquialgia é uma condição em que ocorre dor intensa, formigamento e redução da sensibilidade que se estende do pescoço até o braço. Geralmente é causada por compressão ou irritação das raízes nervosas na região cervical. A fisioterapia atua na redução da dor, orientação quanto a posição de conforto e retorno gradual do movimento e força. É importante buscar  tratamento personalizado o mais cedo possível, para controle da dor.

Patologias de Quadris

ARTROSE DO QUADRIL

A artrose do quadril é uma condição crônica em que ocorre o desgaste da cartilagem que reveste a articulação do quadril. Pode causar dor, rigidez e dificuldade de movimentação. A fisioterapia atua no controle da dor e manutenção da força e mobilidade articular, assim como no pós operatório para retorno da função dos membros inferiores.

BURSITE TRONCATÉRICA

A bursite trocantérica é uma condição em que a bursa localizada na região do quadril, próximo ao trocânter maior do fêmur, fica inflamada. Pode causar dor na lateral do quadril e dificuldade em deitar de lado. o tratamento atua no alívio da dor e redução da inflamação e retorno as funções normais do membro inferior.

IMPACTO FEMOROACETABULAR

O impacto femoroacetabular é uma condição em que há um contato anormal entre a cabeça do fêmur e a cavidade do quadril. Pode causar dor, limitação de movimento e lesões na cartilagem ou labrum do quadril. O tratamento da fisioterapia é um recurso importante no alivio da dor, orientação quanto a hábitos de vida e direcionamento de exercícios direcionados a necessidade do paciente. 

Patologias dos Joelhos, Tornozelos e Pés

LESÃO DO MENISCO

Lesões meniscais (ou roturas meniscais) são muito comuns, e podem ser incômodas. Dor pontual, estalos,  sensação de instabilidade, dificuldade de realizar atividade físicas, podem todos ser sintomas de lesão meniscais. Por outro lado, muitas lesões meniscais são assintomáticas, e, por isso, é necessário ponderar se lesões encontradas em exames de imagem realmente estão causando desconforto ao paciente.

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo da gravidade da lesão. 

TENDINOPATIA PATELAR

A tendinopatia patelar, também conhecida como tendinite patelar, é uma condição em que o tendão que conecta a patela (rótula) ao osso da tíbia fica inflamado ou lesionado. A fisioterapia atua na redução da inflamação e da dor, exercícios de fortalecimento e alongamento, estimulando a consciência corporal do paciente e direcionando o retorno a atividade fisica.

TENDINOPATIA CALCÂNEO

A tendinopatia do calcâneo, também conhecida como tendinite de Aquiles, é uma condição em que o tendão que conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar fica inflamado ou danificado. É comum em corredores e pessoas de meia idade que praticam esportes somente nos fins de semana. O tratamento pode envolver fisioterapia, uso de palmilhas ortopédicas e medidas para reduzir a carga no tendão durante a atividade física.

DOR ANTERIOR DO JOELHO

A dor anterior do joelho pode ser causada por várias condições, como tendinite patelar, síndrome da dor patelofemoral ou condromalácia patelar. Muitos fatores estão relacionados a dor anterior no joelho, tais como: fraqueza do quadríceps, desbalanço entre os músculos da coxa e da perna, alterações anatômicas, falta de alongamento, treinamento mal planejado, exercícios mal executados.

É importante consultar um fisioterapeuta especialista para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

ESTIRAMENTO DA PANTURRILHA

O estiramento da panturrilha é uma lesão comum que ocorre quando os músculos da panturrilha são alongados além de sua capacidade. O tratamento geralmente envolve redução demanda da atividade física, aplicação de gelo, compressão e elevação da perna afetada, além de fisioterapia para fortalecimento e reabilitação.

FASCITE PLANTAR

A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, um tecido localizado na sola do pé. Pode ser causada por excesso de uso, falta de suporte adequado para os pés ou outros fatores. A fisioterapia atua com alivio da dor e inflamação, exercícios fortalecimento e alongamentos e orientações para retorno da atividade física.

ENTORSE DO TORNOZELO

A torção ou entorse do tornozelo é uma lesão muito frequente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem parcial ou totalmente.

 Pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora – em geral, os mais acometidos. O tratamento pode incluir  aplicação de gelo, compressão, elevação e fisioterapia para recuperação e fortalecimento da região afetada.

bottom of page